Vice-prefeito Rodrigo Decimo representa Santa Maria em missão na Espanha sobre cidades inteligentes

Redação do Diário

Vice-prefeito Rodrigo Decimo representa Santa Maria em missão na Espanha sobre cidades inteligentes
A prefeitura de Santa Maria estará representada em uma missão de agentes públicos e privados na busca de desenvolvimento na Europa. Neste sábado (12), o vice-prefeito Rodrigo Decimo embarca para Barcelona, na Espanha, onde, junto a uma comitiva brasileira, participa do Smart City Expo World Congress 2022 – o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em português. Além disso, o grupo fará uma série de visitas a empresas ligadas ao setor da indústria, do transporte urbano, de telecomunicações e de tecnologias digitais, entre outras. A missão se estende até a sexta-feira (18). 

– Santa Maria está em um processo evolutivo para se tornar uma cidade inteligente, o que não significa apenas acesso e uso de novas tecnologias. Estamos falando de uma cultura em transformação. O próprio Distrito Criativo Centro-Gare é uma proposta que conversa muito com o conceito de cidades inteligentes, pois é um ambiente que busca a inclusão e a interação entre as pessoas, de uma forma sustentável e criativa – explica Rodrigo Decimo. 

O vice-prefeito será o único representante de Santa Maria. Do Rio Grande do Sul, também irão o presidente de Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e o diretor de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos. Eles serão recepcionados pelo engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de inovação Josep Miguel Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona, um parque de inovação de aceleração de serviços para startups (empresas iniciantes). 

Em resumo, o objetivo da missão é promover a cooperação científica, tecnológica e empresarial da região da Catalunha, na Espanha, e o Brasil, em áreas estratégicas. No material enviado aos participantes da comitiva brasileira, Piqué garante que Barcelona é um “case a ser vivenciado”, já que, segundo ele, o 22@ – o distrito criativo da cidade – representa um marco na transição para uma nova era do conhecimento, na qual “inovação e tecnologia são os grandes propulsores no desenvolvimento da cidade e das vidas dos seus cidadãos”. 

– O conceito Smart City (cidade inteligente) deixou de ser uma tendência e passa a ser a visão estratégica das cidades do futuro e dos governantes que avançam em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, objetivando uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos – comentou o anfitrião. 

De acordo com a organização do Smart City Expo World Congress 2022, o evento contará cum público estimado de 24 mil visitantes, de 700 diferentes cidades, mais de 1.000 expositores e 400 palestrantes, alcançando pessoas de 140 países. A expectativa é que a semana seja recheada de encontros entre gestores públicos, empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas nas palestras e visitas guiadas. 

A primeira atividade prevista para depois da recepção será na Câmara de Comércio de Comércio Brasil – Catalunha, na tarde de segunda-feira (14). Na ocasião, serão abordadas práticas de gestão inteligente e oportunidades de negócio, entre outros temas voltados a soluções de demandas da população. 

Na lista de empresas a serem visitadas nos dias subsequentes, estão a Indra, multinacional espanhola que oferece serviços de consultoria em transporte, defesa, energia, telecomunicações, serviços financeiros; a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), que conta com serviços de ônibus urbano e metrô; a Tersa, especializada em gestão de serviços ambientais; a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, de mobilidade sustentável no setor ferroviário; a Dfactory, de promoção e apoio aos desenvolvimento da indústria 4.0 (de automação e dados); a Port de Barcelona, dedicada aos portos; e a Tech Barcelona, associação privada que trabalha para fortalecer a cidade catalã no cenário digital e tecnológico internacional. Algumas dessas agendas têm horários semelhantes e, portanto, os gestores optarão por uma em detrimento da outra.

*com informações da A.I. de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saúde e Economia em destaque na terra de Cabral Anterior

Saúde e Economia em destaque na terra de Cabral

Passageiro é baleado por motorista de aplicativo após derrubar lanche no carro em Santa Maria Próximo

Passageiro é baleado por motorista de aplicativo após derrubar lanche no carro em Santa Maria

Geral